top of page
Buscar

AMagnitude Feminina

  • Foto do escritor: Lenny Hipólito
    Lenny Hipólito
  • 7 de abr.
  • 10 min de leitura

A sociedade depende das mulheres. Todas as nações que as isolem são insociáveis.

Voltaire





 

A magnitude feminina transcende a beleza, a verdade, o encantamento, a obra de arte que é intrínseca à alma da mulher. É uma força poderosa que exala somente da essência feminina, por meio de uma energia vibrante de luminosidade contagiante, que irradia inteligência, resiliência e criatividade inigualável.


Essa grandeza feminina, instaurada em nosso ser, nos proporciona a habilidade de criar e recriar, de inventar e reinventar, de nutrir, de inspirar, e de reformular. É a força que energiza e potencializa o sexo feminino a se tornar líder, cientista, artista, mestra dos seus sonhos e com muita autonomia a narrar a sua história com coragem, dedicação e altruísmo, fazendo as diferenças em suas diversas formas de comunicar e se posicionar, como autoras autênticas e sagazes dos seus destinos. A expertise naturaliza as mulheres em seu seio hábil, como inteligentes, coesas, sábias e capazes de tomarem decisões em uma velocidade de tempo ágil, porém, com planejamento para cumprir o seu papel conforme a virtude feminina exige e aguarda.   


A Magnitude Feminina se traduz na competência de se conectar com o universo à sua volta, de sentir a alegria e a tristeza das outras pessoas, de ser solidária, empática e resolutiva até nas questões mais sensíveis, que solicitem mais ações e decisões para o bem de todos. É a fortaleza como uma rocha segura das suas iniciativas, que move todas nós mulheres a lutar por igualdade, liberdade e justiça. Ainda assim, age com capacidade inerente aos seus propósitos de se reinventar, modificar os processos evolutivos da sua existência em todos os sentidos, de se adaptar e dar um espetáculo pela sabedoria de se superar. Pois correlaciona com a força que garante as mulheres a saberem, enfrentar desafios, superar obstáculos e conquistar seus objetivos, como seres imparáveis. Enfatizando que, a Magnitude Feminina é uma robusteza poderosa que emana do íntimo do seio, da essência da mulher. É uma energia que vibra, que transborda a imaginação que se transforma em ação. É a força de se conectar com o universo, e se for preciso solidarizar com amor e entrega de um ser valioso e valoroso. Essa magnitude esplêndida, move as mulheres a decorarem as suas almas e lutarem bravamente pelos seus direitos que lhes dão o respaldo de uma vida segura e plena, como que, igualmente humanos sobre todos os âmbitos. Como pensava Harriet Taylor Mill, uma filósofa britânica, que viveu entre 1807 e 1858, argumentou e defendeu que: “As mulheres tinham os mesmos direitos e capacidades que os homens, e deveriam ter acesso à educação e à igualdade de oportunidades.” Esse pensamento já se alinhava às expectativas das mulheres da época. Enquanto, o filósofo grego Platão que viveu entre 428 a.C. e 347 a. C. pensava que:- “As mulheres são capazes de fazer tudo o que os homens fazem, exceto que são mais fracas em força e coragem.” Acredito que para aquela época pode ter sido animador, mas até hoje a sutileza dessa diferença se torna gigante em nossas vidas, e de fato é o que nos motiva a empenhar pelos nossos direitos igualitários, como um cunho que deveria favorecer ao ser humano, independentemente do gênero. Outros pensadores e filósofos ainda como: Simone de Beauvoir, filósofa, escritora, que viveu entre 1908 e 1986, acreditava que: -  “As mulheres são livres para escolher seu próprio destino, mas a sociedade as oprime com expectativas e papéis tradicionais.” Enfatizando que grandes pensadores e filósofos acreditavam que os seres humanos, quando representados em suas vidas como mulheres, sempre tiveram uma inteligência avançada, que registrava uma capacidade de realização idêntica à dos homens, nunca menos favorecidas, perante a força da Criação da Natureza, e que deveriam ter acesso seguro à educação e à igualdade de oportunidades. Acreditavam ainda, que as mulheres tinham uma compreensão única e especial, e as faziam habilitadas para criar obras de arte e literatura de grande valia.


Ressaltando que, muitos pensadores e filósofos, incentivavam inúmeras ações alinhadas às necessidades humanas no âmbito feminino, como o acesso à educação, pois eles acreditavam que a educação de qualidade era importante para o desenvolvimento das mulheres. Da mesma forma, que todas deveriam ter igualdade de acesso e de oportunidades em todos as áreas da vida; destacando fundamentalmente as áreas da economia, da política e da sociedade. Defendendo ainda, a autonomia das mulheres e a liberdade de escolhas para as suas próprias jornadas, pois, acreditavam em suas capacidades geniais, nas suas criações em várias linguagens, como da arte, literatura e, confirmando as suas expectativas de realizações simultâneas em suas vidas. Muitos pensadores e filósofos ao longo do século XX presumiam no poder feminino, nas suas inteligências criativas e emocionais. Eles foram pioneiros em defende-las, quanto à igualdade de direitos e oportunidades. Com tudo isso, as mulheres muito encorajadas e dotadas de inúmeras virtudes e sabedoria, continuam a lutar por igualdade e justiça com a missão de superar os desafios, colaborando para a criação de um mundo mais digno e íntegro para toda a humanidade. Suas mentes são brilhantes, suas capacidades de liderar e inovar com competência, em todos os sistemas que acessam já se comprovam o êxito em suas caminhadas, contando as suas histórias modelos, singulares, e criando um mundo melhor para si mesmas e para as próximas gerações, registrando a magnitude feminina. Entretanto, ainda prevalecem desafios diversos a serem pensados e que precisam ser bem trabalhados e superados para prosperar a igualdade de gêneros, e a permitir mais a autonomia feminina no que ela desejar trabalhar, desenvolver, executar suas ações em suas vidas. Por exemplo, proporcionar uma mudança de vida a partir das suas competências e suas ideias revolucionárias, vibrando em suas independências e auto-realizações. Um meio inteligente é o exercício do empreendedorismo, que eleva a sua magnitude feminina e a torna autoridade e uma líder iluminada e aplaudida por todos. Não é somente suficiente engajar nas lutas pela conquista dos nossos direitos, mas exercermos a prática do nosso trabalho com amor e comprometimento, para que o sucesso nos revele ao mundo visível às transformações que proporcionamos e criamos, colhendo êxito por alcançar as coisas que mais valorizamos.   


A magnitude feminina se equipara às mulheres que têm iniciativa, ousadia e uma mentalidade vencedora. São determinadas e persistentes, pois começam e terminam tudo aquilo que se propõem a fazer. São sensíveis e solidárias, quanto às necessidades e desafios das outras pessoas, principalmente das mulheres. Merecem ser celebradas diariamente, pois as suas bagagens são gigantes em dignidade, sensibilidade e afetividade, impactando positivamente uma sociedade que reconheça e valorize as suas contribuições diversas, capazes de criar um universo muito mais incluso para se desenvolverem e se realizarem. Aplausos para essas mulheres que resplandecem a verdadeira luz que revela alto valor da nossa existência, e cumpre fielmente os seus deveres de vida, ordenados por uma lei acima do caráter humano. Isso é libertador! Olympe de Gouges que viveu entre 1748 – 1793, ativista política e dramaturga francesa, registrou um dos seus pensamentos característicos à sua visão profunda quanto à mulher, em uma frase: - “A liberdade da mulher é a chave para a liberdade da humanidade”


A magnitude feminina, carrega consigo a magnanimidade humana, que se caracteriza por uma alma iluminada, generosa e pontuada com a sua grandeza de ânimo e a coragem para empreender diferentes obras ou feitos. Aristóteles, um dos principais filósofos da Grécia Antiga, considerava: - “a magnanimidade como uma das virtudes mais relevantes para conquistar a realização pessoal e a felicidade.”  Uma pessoa magnânima, possui uma visão diferenciada, uma visão ampla e muito generosa da vida. Ela se preocupa na qualidade de vida, no bem-estar do próximo e sempre está determinada a realizar grandes ações em prol do bem maior. Desenvolver a virtude da magnanimidade coerente à jornada da conquista pela magnitude humana feminina, é cumprir com fulgor luminescente a maestria do absoluto encantamento da dignidade e honradez de ser mulher, traduzido em nobreza de caráter e bons sentimentos perpétuos.


Registro aqui, uma direção para todas as mulheres que desejam alcançar a magnitude feminina, iniciando com muito amor, disciplina e desejo, um processo de

encorajamento para se tornarem aptas, dando um show em seus voos de transformação com as suas ideias geniais e intencionais. Quer mudar o mundo?  Então, dê uma pausa e pense o que pode te fazer feliz, descobrindo e se conectando com as suas paixões, seus sonhos, seus interesses e estudar, pesquisar, como podem utilizar um conjunto de atributos para impactar positivamente na humanidade. Amplie seus conhecimentos e crie oportunidades de desenvolver as suas competências que as possam te tornar líder. Acreditar em si mesma, e também buscar apoio e orientação de outras mulheres que já estão exercendo o seu dever com grande significância ao mundo, faz a diferença para construir uma rede de relacionamento seguro. Com persistência e resiliência saiba enfrentar os possíveis desafios e buscar soluções por mudanças. Ninguém mais que você merece celebrar o sucesso, as conquistas, os progressos, registrando as experiências com motivação e entusiasmo, multiplicando os benefícios e criando uma vida demasiada em fé, ânimo e resultados favoráveis. Esforçar-se pelos seus direitos com persistência, são características essenciais para quem deseja contribuir com as suas conquistas o bem à todas as pessoas.  Isso reflete na magnitude feminina, bem como na magnanimidade  humana. Como   procedeu com tamanha dignidade a Malala Yousafzai, que luta pelo direito das mulheres e pela educação. Ela nasceu em 1997 no Paquistão e desde cedo se tornou uma grande e atuante defensora da educação feminina. Em 2012, ela foi vítima de um atentado talibã, mas conseguiu sobreviver. Porém, nada a intimidou e nem a fez desistir, apenas persistiu, continuou a lutar pelos direitos das mulheres. Ela triunfou! Em 2014, recebeu o Prêmio Nobel da Paz por ser uma voz poderosa e inspiradora para a mudança social e igualdade de gênero. Outra referência é a Frida Kahlo, que revolucionou a arte com a sua visão única e criação de obras intrigantes. Foi uma artista mexicana que viveu entre 1907 e 1954. Ela é reconhecida com suas pinturas vibrantes e abundantes de emoções, que comunicam a sua vida e as suas experiências.  Frida teve um relacionamento conturbado e abusivo com o seu marido Diego Rivera, porém, nada a impediu de continuar a criar as suas obras de arte que representam a sua vida pessoal, os direitos das mulheres, e a identidade mexicana, que aliás, continuará a nos emocionar por toda a vida. A Frida, exerceu a sua força feminina e com resiliência se tornou um ícone das artes do século XX.  Tanto a Malala, quanto a Frida, são exemplos de determinação, coragem e força em seus propósitos, o que tornaram as suas histórias inspiradoras e motivadoras. O líder indiano Mahatma Gandhi disse: - “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” Elas fizeram isso excelentemente bem, indo além dos seus próprios limites a uma direção que confiavam e acreditavam. Conseguiram. E mais do que isso, conquistaram o ápice da Magnitude Humana Feminina. O meu respeito, a minha consideração e os meus aplausos de amor a elas, que continuam oferecendo insights profundos sobre a força do espírito humano, a determinação perante as adversidades e a persistência que flui do âmago da alma, para solidificar as conquistas que forem idealizadas.


A magnitude feminina na sociedade e suas diversidades, é um tema aquecido com as suas complexidades, pois envolve a liderança, a participação dos direitos, a liberdade, dentre outros, destacando a criação de obras de arte e literatura, por exemplo. Isso é animador! O encorajamento feminino é um ingrediente valioso para essa força, bem como, o amor e a arte também são ingredientes importantes e de imensurável capacidade para contribuir extraordinariamente bem para a magnitude feminina perfilada à magnanimidade humana simultânea. A sensibilidade poética desse alinhamento, nos faz pensar e validar a nossa compreensão que a arte pode ser vista sobre o aspecto de vigor, poder e exuberância, como também pode ser uma forma de inspiração, motivação e novas iniciativas com características peculiares ao nosso bem viver e ao nosso contentamento.


Destacando uma obra de arte que me remete à magnitude esplendorosamente feminina, com a sua grande significância que acolhe as nossas emoções é “A Noiva” ou “(La Noiva)” da Frida Kahlo, artista icônica como já destacamos acima. “A Noiva” é uma pintura de 1929, que retrata a própria artista, como uma noiva, porém com uma interpretação bem específica. A pintura apresenta a Frida envolvida em um véu de noiva, com uma expressão de tristeza e solidão. - A obra é uma reflexão sobre a identidade feminina e a autonomia das mulheres, além de abordar de que forma devem ser vistas e tratadas, com quais intenções na sociedade, e que tipo de apreciações podem causar. A pintura é plena de simbolismo, significados, expressões, com riqueza de elementos dominantes que exibem a vida e a bagagem competente de Frida. O véu de noiva que decora o conjunto do seu vestir, pode ser apreciado como um símbolo de expectativa, de promessa, de que as mulheres cumpram o seu papel lhes oferecido inicialmente de serem esposas, e consequentemente dos seus deveres concedidos pela natureza de serem mães. Mães com amor maior, mães de toda a humanidade. Contudo, a expressão de melancolia e solidão de Frida, denota que ela não está bem satisfeita com essa expectativa, quando poderia estar posicionada inversamente a esse sentimento, manifestando uma felicidade absoluta e uma esperança contagiante. Mas, a insatisfação por razões maiores, nos revela em sua obra. Ou melhor, a pintura nos apresenta como as mulheres podem ser observadas e tratadas em uma sociedade, como também elas podem resistir e lutar arduamente por sua autonomia, sua identidade sua autoridade, seus desejos, sonhos e objetivos, por mais diferentes ou audaciosos que sejam. “A Noiva” é uma obra de arte de grande representatividade, imensurável valor no universo feminino e de todas as pessoas sensíveis à arte! Pois, inspira e propõe uma infinidade de motivações às mulheres para que lutem pelos seus direitos e resguardem as suas convicções.-


Uma obra de arte manifesta diversas formas de comunicação e interatividade, por exemplo, como a arte deve ser aplicada para expressar a experiência e a expectativa das mulheres, proporcionando prosperidade quanto à dignidade e à igualdade. Ao apreciar uma obra de arte, opera como uma forma de contribuir para a magnitude feminina, inspirar as mulheres a não desistirem e trabalharem incansavelmente pelas conquistas dos seus sonhos, mesmo se houver comentários que não compatibilizem com os seus ideais. Essa força feminina, sensibiliza que a arte a ajude a absorver a conexão entre o reconhecimento das adversidades e o triunfo por alcançar as coisas que mais desejamos e admiramos. Enfatizando, que as nossas experiências com a arte, sejam conduzidas com autenticidade, nos fazendo mais exigentes nos traços mais íntimos do nosso entusiasmo, dignificando evolutivamente a natureza da magnitude feminina com amor que se rende poeticamente em benefício da nossa existência.

Envio Amor!


 

 

 

 

 

 

 
 
 

1 Comment


leny hipolito
leny hipolito
Apr 12

Escrever sobre a Magnitude Feminina, nutre o meu coração de poesia e transborda a minha mente de capacidade criativa, de força e coragem para desvendar o cenário feminino em que vivemos, e as influências externas que nos geram oportunidades ou que traduzem em ameaças junto às nossas expectativas sobre todas as coisas em que acreditamos, e queremos ser, viver e nos tornar diariamente. 🥰

Like
Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Preto
  • Ícone do Instagram Preto
  • Belo Horizonte - MG 

  •    Tel: (31) 99188 4702

© Copyright

Designed by UP Time Art Gallery

bottom of page